Primeiro passo de uma jornada

É agora ou nunca…

Finalmente consegui um período propício para que eu me dedique à minha mais nova jornada: instalar o Linux no meu laptop, uma máquina virtual para o Windows (ou um chiqueirinho como dizem alguns) e configurar todo o ambiente que precisarei para os próximos 4 anos de minha vida, em que estarei me dedicando ao doutorado.

A máquina é um Dell Vostro 1400, processador Intel Core 2 Duo, T7250, 2 GHz, 2GB de RAM e aproximadamente 100 GB de HD.

Atualmente a máquina está com o Windows Vista Basic, mas finalmente esta tortura vai acabar.

Todo projeto deve ter em vista os objetivos a serem atingidos e para isto vale citar o uso que espero com esta máquina:

MOBILIDADE

A máquina andará comigo de uma aula para outra, de um laboratório para uma reunião, de casa para uma apresentação e portanto três funções devem estar muito bem suportadas pelo sistema operacional:

  • a capacidade de desligá-la e reiniciá-la rapidamente (a função hibernar é muito desejável e é um dos pontos altos da configuração atual que veio de fábrica);
  • facilidade de localização e configuração de redes WIFI (eu almejo que isto seja quase que transparente);
  • quero fazer apresentações sem stress, ou seja, quero conectar o cabo de vídeo do projetor no meu laptop e não quero gastar mais do que dois minutos para que a imagem esteja aparecendo perfeitamente na tela de projeção (é inadmissível que se demore 15 minutos apenas para configurar o ambiente de uma apresentação Power Point). Este também é um dos pontos altos da configuração atual, muito bem configurada pelas ferramentas de suporte da Dell.

É desejável também que o ambiente conte com alguma ferramenta de monitoramento e administração da carga de bateria.

PROGRAMAÇÃO: a princípio trabalharei com C++,  Python e Java. O objetivo é montar um ambiente de desenvolvimento agradável e eficiente.

MULTIMÍDIA: manipulação de imagens e vídeo.

INTERNET E COMUNICAÇÂO

Necessidades principais: skype, instant messaging, browser com plugin e add-ons diversos e gerenciamento de e-mail.

EDIÇÃO DE TEXTOS (incluindo LaTex), PLANILHAS e  APRESENTAÇÕES

Principais objetivos estabelecidos, é hora de começar!

Deixe seu comentário

