E a aventura começou…

Passei uns dois dias pensando se ia instalar o Ubuntu ou o Kubuntu. No passado, usei muito o KDE, principalmente por causa do Kile, um excelente editor de LaTex. Minha primeira decisão foi optar pelo KDE (Kubuntu), apesar de meu irmão e meu marido dizerem que o KDE era muito pesado, e que eles preferiam a interface mais simples do Gnome (Ubuntu). Mas eu estava decidida a ter um ambiente de desktop “mais bonitinho”, “mais cheio de gráficos bacanas”. Cheguei de fato a baixar a imagem do Kubuntu, mas então fui pesquisar mais a fundo e me lembrei que o KDE é desenvolvido baseado no Qt, enquanto o Gnome é baseado no Gtk.

Foi aí que me lembrei do Konqueror do KDE e quanto eu odiava aquele browser/file manager. E foi então que deixei de ser empolgada e me lembrei de que o que eu gosto mesmo é de coisas simples.

Mas que o Kile é bom, isso é mesmo. Agora vou ver se consigo fazer do Emacs meu editor de LaTex, de maneira que eu consiga trabalhar tão eficientemente quanto eu conseguia trabalhar no Texnic do Windows.

Para resumir, o Ubuntu 9.10 já está instalado na minha máquina e a aventura já começou.

A instalação foi MUUUIIIITO tranquila, sem traumas. Bem diferente da primeira instalação de Linux da minha vida, em 1998 no meu desktop AMD K6-II.

A Internet funcionou imediatamente via cabo e via WIFI tive apenas que instalar um driver proprietário da Broadcom que me foi sugerido pelo próprio Ubuntu (ou seja, não tive que pesquisar nada, só dei o OK e tudo funcionou).

E UAU!!! Que velocidade!

Uma vez conectada, iniciei o trabalho de instalação de aplicativos:

– Plugin do Flash

– Skype (baixei o .deb do site do Skype)

– Pidgin (via Synaptic)

– Acrobat Reader (baixei o .deb do site da Adobe)

Aí foi a vez de testar o Skype e tcharan, surpresa: o microfone não está funcionando.

Ahhh vai, estava tudo fácil demais… Linux tem destas coisas, se vc não precisar entrar em uns fóruns de vez em quando para resolver um problema, não tem graça (é, não tem graça mesmo). Pois é, segundo os fóruns, tem que ser meio ninja mesmo para fazer o microfone funcionar e eu ainda não consegui entender como. Já foi para o TO DO list.

Mas os controles de volume e liga/desliga do alto-falante estão funcionando legal, gostei disso.

Já testei a função hibernar e também funcionou direitinho.

Amanhã é outro dia!

Deixe seu comentário

