Adeus Yahoo!

O carnaval passou e está na hora de colocar em prática algumas resoluções para 2010.

E começo por uma das resoluções que terá maior impacto imediato na minha vida. Dizer adeus ao meu endereço de email do Yahoo! e me render de uma vez por todas ao Gmail.

Esta despedida, no entanto, tem um quê de mágoa. Não é sem tristeza que eu abandono o Yahoo!, mas é fruto de uma decisão bem amadurecida e refletida, em um relacionamento que foi desgastado pelo tempo.

Minha conta do Yahoo! data de 1999, há 10 anos atrás. Naquela época eu estava na faculdade e meu login ainda refletia apenas minhas iniciais do meu nome de solteira. Era uma época em que usávamos AltaVista para fazermos nossas buscas e que o Yahoo! Mail e Yahoo Messenger eram populares, para não dizer um dos poucos serviços decentes deste tipo.

Na época em que abri minha conta de email no Yahoo! o POP3 era liberado e serviços como o “forward” automático para outra conta ou resposta automática eram liberados. A interface gráfica era bem simples, do jeitinho que gosto, e por isso me apaixonei.

Mas, com o tempo, tive que aguentar algumas traições: o POP3, “forward” automático e outros serviços passaram a ser disponíveis apenas para usuários Yahoo! PLUS (ou seja, pagantes).

Mas não deixei me abalar, e continuei parceira do Yahoo! editando minhas homepages  no Geocities, fazendo upload de meus arquivos no Yahoo Briefcase. Eu era mesmo fiel ao Yahoo!, pelo seu ar arejado, seu quê inovador e me rendi a algumas novidades babacas como a criação de avatares e o Yahoo 360 graus. Eles tinham minha confiança e muitas de minhas informações.

Em 2008 e 2009 vieram as surpresas mais desagradáveis. Primeiramente o Geocities foi descontinuado e me vi obrigada a migrar minhas homepages para outro serviço de hospedagem (não sem transtornos, e sem algumas das funcionalidades que eu gostaria migrei para o Google Sites). Em seguida, foi a vez do Yahoo Briefcase ser descontinuado.

E, de repente, surgiram novos layouts para o Yahoo! Mail que tornaram a interface mais parecida com a de um gerenciador de emails como o Outlook mas que demoraram a funcionar como deveriam ou com um tempo de resposta adequado, me deixando sempre com enorme saudades daquela interface simples de antes.

Se a insatisfação já estava crescente, os rumores de fusão/aquisição do Yahoo! pela Microsoft me deixaram apreensiva. Afinal, eu sempre ODIEI o Hotmail e não gostava da idéia da Microsoft ter em suas mãos meus emails (só Deus sabe o que eles podiam fazer com minhas informações pessoais, tendo eles também controle total sobre o sistema operacional e ao browser).

No segundo semestre do ano passado comprei um N810 (Internet Tablet da Nokia) e foi então que veio a decisão de abandonar de vez o Yahoo! O N810 utiliza a distribuição Linux Maemo voltada para dispositivos de capacidade limitada de memória e processamento. Fiquei bastante desapontada quando vi que não conseguiria ler meus emails do Yahoo! utilizando o browser do N810 (fextremamente lento) e que devido a falta de POP liberado, não poderia utilizar o gerenciador de emails do dispositivo.

Oras, só havia uma solução. Mudar para GMAIL.

E assim digo adeus ao meu relacionamento de uma década com o Yahoo! e inicio meu relacionamento com a Google.

De fato já uso o Google Sites, Google Docs e estou testando o Chrome no Ubuntu (PS.: apenas para constar ao abrir o Yahoo Mail no Chrome, aparece a mensagem de que a interface não foi testada para este browser.).

Parece mesmo que não temos como resistir a certas mudanças, ainda que façamos um esforço enorme para nos mantermos fiel.

Mas não tem jeito: o melhor sempre vence!

Resta saber quais serão as surpresas que este novo relacionamento me reserva.

Deixe seu comentário

