Adeus Yahoo!

O carnaval passou e está na hora de colocar em prática algumas resoluções para 2010.

E começo por uma das resoluções que terá maior impacto imediato na minha vida. Dizer adeus ao meu endereço de email do Yahoo! e me render de uma vez por todas ao Gmail.

Esta despedida, no entanto, tem um quê de mágoa. Não é sem tristeza que eu abandono o Yahoo!, mas é fruto de uma decisão bem amadurecida e refletida, em um relacionamento que foi desgastado pelo tempo.

Minha conta do Yahoo! data de 1999, há 10 anos atrás. Naquela época eu estava na faculdade e meu login ainda refletia apenas minhas iniciais do meu nome de solteira. Era uma época em que usávamos AltaVista para fazermos nossas buscas e que o Yahoo! Mail e Yahoo Messenger eram populares, para não dizer um dos poucos serviços decentes deste tipo.

Na época em que abri minha conta de email no Yahoo! o POP3 era liberado e serviços como o “forward” automático para outra conta ou resposta automática eram liberados. A interface gráfica era bem simples, do jeitinho que gosto, e por isso me apaixonei.

Mas, com o tempo, tive que aguentar algumas traições: o POP3, “forward” automático e outros serviços passaram a ser disponíveis apenas para usuários Yahoo! PLUS (ou seja, pagantes).

Mas não deixei me abalar, e continuei parceira do Yahoo! editando minhas homepages  no Geocities, fazendo upload de meus arquivos no Yahoo Briefcase. Eu era mesmo fiel ao Yahoo!, pelo seu ar arejado, seu quê inovador e me rendi a algumas novidades babacas como a criação de avatares e o Yahoo 360 graus. Eles tinham minha confiança e muitas de minhas informações.

Em 2008 e 2009 vieram as surpresas mais desagradáveis. Primeiramente o Geocities foi descontinuado e me vi obrigada a migrar minhas homepages para outro serviço de hospedagem (não sem transtornos, e sem algumas das funcionalidades que eu gostaria migrei para o Google Sites). Em seguida, foi a vez do Yahoo Briefcase ser descontinuado.

E, de repente, surgiram novos layouts para o Yahoo! Mail que tornaram a interface mais parecida com a de um gerenciador de emails como o Outlook mas que demoraram a funcionar como deveriam ou com um tempo de resposta adequado, me deixando sempre com enorme saudades daquela interface simples de antes.

Se a insatisfação já estava crescente, os rumores de fusão/aquisição do Yahoo! pela Microsoft me deixaram apreensiva. Afinal, eu sempre ODIEI o Hotmail e não gostava da idéia da Microsoft ter em suas mãos meus emails (só Deus sabe o que eles podiam fazer com minhas informações pessoais, tendo eles também controle total sobre o sistema operacional e ao browser).

No segundo semestre do ano passado comprei um N810 (Internet Tablet da Nokia) e foi então que veio a decisão de abandonar de vez o Yahoo! O N810 utiliza a distribuição Linux Maemo voltada para dispositivos de capacidade limitada de memória e processamento. Fiquei bastante desapontada quando vi que não conseguiria ler meus emails do Yahoo! utilizando o browser do N810 (fextremamente lento) e que devido a falta de POP liberado, não poderia utilizar o gerenciador de emails do dispositivo.

Oras, só havia uma solução. Mudar para GMAIL.

E assim digo adeus ao meu relacionamento de uma década com o Yahoo! e inicio meu relacionamento com a Google.

De fato já uso o Google Sites, Google Docs e estou testando o Chrome no Ubuntu (PS.: apenas para constar ao abrir o Yahoo Mail no Chrome, aparece a mensagem de que a interface não foi testada para este browser.).

Parece mesmo que não temos como resistir a certas mudanças, ainda que façamos um esforço enorme para nos mantermos fiel.

Mas não tem jeito: o melhor sempre vence!

Resta saber quais serão as surpresas que este novo relacionamento me reserva.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s