Como tocar DVDs encriptados e MP3 no Ubuntu

ATENÇÃO: As informações deste post podem estar desatualizadas. Leia também o post mais atual (10/2013).

Ok, você foi corajoso e resolveu testar o Linux da sua máquina utilizando Ubuntu (Parabéns! Você fez uma boa escolha!).
Até agora você ficou surpreendido positivamente porque foi até bem fácil instalar aquele que parecia um Sistema Operacional de sete cabeças, e não é que ele é bonitinho e sua máquina parece estar bem mais rápida?
Mas aí você resolve dar uma relaxada ouvir uma musiquinha da sua coleção de arquivos MP3 ou põe o DVD da Barbie da sua filha para tocar e… OPS… não toca!
Você ainda não está familiarizado com a interface do Ubuntu, não acha uma solução fácil para o problema e logo já bate o desespero: P_Q_P, por que eu fui inventar moda?

Calma, não desista ainda. Tente entender.
Até ontem você usava um Sistema Operacional pelo qual você pagou muito caro (você com certeza não usa software pirata não é?!).
Mas hoje você optou por um sistema Linux, totalmente gratuito, e que você pode inclusive modificar pois a maioria de seu código é aberto. Mas o fato dele ser gratuito, não significa que ele seja contra a lei. Ou você achou que gratuito significava estar fora da lei?

O que é importante entender é que os caras que montaram o CD de instalação, ou distribuição do Linux Ubuntu que você está usando, tiveram que tomar um certo cuidado. Eles não podiam simplesmente colocar tudo quanto é software e codecs (programas codificadores/decodificares) dentro desta distribuição pois muitos destes softwares são “restritos” de acordo, por exemplo, da localização geográfica, questões relacionadas à propriedade intelectual, etc…

Enfim, os caras do Ubuntu tiveram que separar tais pacotes de software em uma distribuição separada da distribuição oficial e internacionalmente distribuída.

Para instalar alguns destes pacotes relacionados aos conteúdos multimídia (apelidados de Medibuntu) são necessários alguns passos:

IMPORTANTE: Antes de seguir estes passos verifique se sua conexão com a Internet está ativa e OK.

1) A primeira tarefa é indicar para o sistema o endereço do servidor, ou repositório, onde se encontram estes pacotes. Isto pode ser feito pelo Terminal, aquela telinha bem parecida com o antigo DOS. Para acessá-la basta ir em Applications->Accessories->Terminal ou Aplicativos->Acessórios->Terminal. Na tela que se abre deve-se colocar o comando:

sudo wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list
sudo apt-get --quiet update
sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update

É prudente confirmar a sintaxe do comando em http://www.medibuntu.org/repository.php (lá sempre será a fonte de informação oficial).

2) Feito isso, tudo vai ficar bem tranquilo e você poderá instalar tudo via Synaptic. Para os que não sabem, o Synaptic é a central de gerenciamento de pacotes do Ubuntu onde é possível procurar, instalar e desinstalar aplicativos. Para abrí-lo basta acessar System->Administration-> Synaptic Package Manager.

3) Minha recomendação é que você instale primeiramente o pacote w32codecs (se sua plataforma for 32-bits) ou o w64codecs (se sua plataforma for 64-bits). Clique no checkbox para selecionar o pacote e clique em “Apply” ou equivalente em Português.

Instalando o w64codecs no Synaptic

3) Em seguida, para tocar DVDs encriptados, instale o pacote libdvdcss2. Mais uma vez, basta procurá-lo no Synaptic e mandar instalar.

4) Depois disso, você poderia instalar o pacote ubuntu-restricted-extras (entre outras coisas, você vai conseguir tocar agora seus arquivos MP3).

5) Instale também o pacote realplayer. Lembre-se, é só procurar, selecionar e aplicar!

Com estes passos até aqui, acredito que você terá resolvido uns 95% de suas necessidades multimídia.

Eu pessoalmente, gosto de instalar também o mplayer, que eu prefiro no lugar Rhythmbox (gosto não se discute e o meu envolve gostar de coisas simples) e o mencoder, que já me foi útil na hora de converter arquivos de um formato para outro.

Boa Sorte e Divirta-se!

Anúncios

Uma ideia sobre “Como tocar DVDs encriptados e MP3 no Ubuntu

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s