Instalação do OpenCV 2.3.1 no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

Máquina nova, nova versão do Ubuntu e hora de instalar novamente o OpenCV.

Já escrevi um guia sobre este assunto mas resolvi escrever este novo post pois desta vez o processo foi bem mais complicado que das outras vezes.

A biblioteca OpenCV pode ser facilmente instalada no Ubuntu através do Synaptic (ou pelo Terminal), a partir da instalação dos pacotes: libcv2.1, libcvaux2.1 e libhighgui2.1.

Por isso, eu recomendo fortemente que se esta versão do OpenCV satisfizer suas necessidades mais imediatas, que você opte por este caminho.

Além de muito mais simples e rápido, cedo ou tarde, o Ubuntu irá liberar novas versões da biblioteca em seus repositórios e você será automaticamente informado pelo Update Manager sobre esta atualização.

No entanto, atente para alguns detalhes.

A versão mais atual na data em que escrevo este post é a 2.3.1, e mais importante, a partir da versão 2.2 do OpenCV, houve uma reestruturação da biblioteca  (Veja os Change Logs do OpenCV). Assim, se você pretende utilizar as funções mais recentes do OpenCV, com melhorias e soluções de bugs, eu recomendaria você respirar fundo e mergulhar nesta tarefa de compilar em sua máquina o OpenCV 2.3.x. E lembre-se, quando novas versões do OpenCV surgirem, você terá que atualizá-las na unha novamente.

Em primeiro lugar, tente seguir o passos do post Guia de Instalação do OpenCV no Linux, com um pouco de sorte você não terá problemas.

Um dos problemas que enfrentei é que a versão do FFMPEG nos repositórios do Ubuntu é a 0.7, enquanto a versão do OpenCV 2.3 requer no mínimo a versão 0.8. Isto não é necessariamente um problema (se você não pretende trabalhar com vídeo por exemplo) e não necessita compilar o OpenCV com a opção FFMPEG habilitada.

Mas caso este não seja seu caso, eu recomendo fortemente que você siga o seguinte tutorial, que foi o único capaz de me guiar nesta instalação:

A Comprehensive Guide to Installing and Configuring OpenCV 2.3.1 on Ubuntu

Não deixe de ler os comentários ao final do tutorial. Pois no meu caso, só consegui de fato compilar o OpenCV após adicionar as opções –enable-fpic para a biblioteca X264 e  para o  FFMPEG as opção –enable-shared –enable-pic.

Boa Sorte!

Tutorial: A Comprehensive Guide to Installing and Configuring OpenCV 2.3.1 on Ubuntu

Anúncios

2 ideias sobre “Instalação do OpenCV 2.3.1 no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s