Python – Guia rápido de instalação de novos módulos no Ubuntu/Debian

Você abaixou um arquivo comprimido da Internet que contém um novo módulo do Python que você gostaria de utilizar ou você mesmo desenvolveu um conjunto de funções e gostaria de disponibilizá-la para uso no seu sistema (usando a função import)?

Segue um guia rápido.

  1. Copie o diretório ou o arquivo *.py do seu módulo para o diretório /usr/local/lib/python2.x/dist-packages. (No meu caso, x=7).
  2. Se for apenas um arquivo *.py, você já pode inicializar o Python e testar utilizando o comando “import <nome do módulo>”.
  3. Se for um diretório, você precisa avisar ao Python que ele tem um novo diretório onde procurar módulos. A maneira mais fácil de fazer isso é utilizando um “path configuration file”.  O “path configuration file” nada mais é que um simples arquivo texto, com extensão *.PTH, que deve ser salvo no diretório dist-packages.
    • Se este arquivo já não estiver criado,  crie arquivo texto com nome um nome qualquer e extensão “pth”.
    • Neste arquivo, adicione numa nova linha o caminho do diretório do módulo que você deseja importar (o path pode ser relativo ou absoluto).Veja, por exemplo, o conteúdo do meu arquivo “site.pth”:
    ./morph4python16
    ./ia636-0.5-2002
    /home/xaoquadrado/Workspace/Python/mylibs

E pronto! Abra o python e tente importar seu módulo. (O arquivo pth nada mais é que uma lista de caminhos utilizados pelo Python para buscar os módulos que você importa em seus scripts.)

Segue um link caso  você queira saber mais sobre o assunto:

http://docs.python.org/install/index.html#modifying-python-s-search-path

Anúncios

3 ideias sobre “Python – Guia rápido de instalação de novos módulos no Ubuntu/Debian

  1. Iniciante

    Olá X ao quadrado,
    Ainda sou apenas um iniciante e eu estou tendo um problema para instalar o numpy. Eu tentei abrir o diretório na pasta do módulo numpy e usar o comando python setup.py install tal como num vídeo que eu vi, mas não funcionou. Tentei usar o seu método, mas não possuo a pasta /dist-packages. Poderia me ajudar?

    Curtir

    Resposta
      1. xaoquadrado Autor do post

        Então recomendo instalar o Python Enthought Canopy. Ele combina a instalação do Python com uma série de bibliotecas científicas de uma vez só. Provavelmente vai resolver vários de seus problemas de uma vez só. Existe a versão gratuita. https://store.enthought.com/

        Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s