Firefox 17 no Xubuntu 12.04 – Ágil e eficiente

Nas últimas semanas meu antigo post “Ubuntu 12.04 travando ao usar Firefox”   se tornou popular novamente e resolvi escrever algumas considerações e atualizações sobre ele.

Tenho usado o Xubuntu desde o lançamento da versão 12.04 LTS e por isso não poderei ajudar muito aqueles que eventualmente estejam utilizando a distribuição Ubuntu/Unity e eventualmente estejam experimentando algum problema no uso do Firefox.

A única coisa que posso afirmar é que já há muito o tempo o problema de travar o Firefox não acontece neste lado CLÁSSICO do Xubuntu.

Porém é importante afirmar que desde o lançamento da versão 12.04,  várias atualizações do kernel do Linux e do Mozilla Firefox já foram informadas pelo “Update Manager” e tenho me mantido fiel ao hábito de deixar estas atualizações em dia.

Fica então esta dica: Está com problemas? Será que seu sistema está com as atualizações em dia?

Outra dica que eu deixo é: se você usa seu sistema para trabalhar, recomendo fortemente que você se contente com as versão Long Term Support (LTS) do Ubuntu. Sei que você ficará tentado, a cada nova atualização, a testar todos os novos recursos da versão mais nova. Mas ouça a voz da experiência: as versões LTS são como um bom vinho. Conforme passa o tempo ficam cada vez mais rápidas, robustas, seguras… Estar no “edge” das versões do sistema operacional significa cada vez mais que você pode estar muito próximo de um precipício.

Mas já que o tema é “BROWSER”, me sinto obrigada a dizer que a última atualização do Firefox para a versão 17.0.1 me surpreendeu muito positivamente.

Foi nítido o aumento na velocidade de abertura de páginas e de uma hora para outra, ficou a falsa (porém FELIZ) impressão que minha Internet tinha “ficado mais rápida”.

Esta surpresa faz com que cada vez mais eu seja uma fã do projeto Mozilla e de seu browser. Comparados aos seus concorrentes, posso dizer que…. bem…só posso dizer que para mim não existem concorrentes.

Sou uma pessoa que ama praticidade e qualquer bom aplicativo que facilite minha vida, que eu não precise pagar nenhum centavo por ele e tenha amplo suporte, entra imediatamente para a minha nécessaire de ferramentas.

O Chrome está instalado na minha máquina, mas ele nunca me conquistou. Muito menos ainda quando ele (leia-se Google) começou a querer rastrear e gravar tudo o que faço na Internet.

Quanto ao Internet Explorer, continuo-o achando um monstro de aplicativo. Um monstro azul: com poderes especiais mas que assusta, grandalhão, pesado, que às vezes simplesmente rouba toda a memória da sua máquina, faz a ventoinha ligar e seu computador sofrer.

E vem aí o HTML 5.0 e o Firefox continua me fazendo feliz. Um pouco atrás por enquanto de outras alternativas (que tal checar e comparar o desempenho do seu em http://html5test.com ?) mas tenho certeza que a grande comunidade Mozilla não fará feio desta vez também.

Deixe seu comentário

