Como instalar o R no Ubuntu

R é uma linguagem de programação e um ambiente interativo para o desenvolvimento de análises computacionais estatísticas e processamento gráfico. R é totalmente livre e gratuito, e em várias aplicações pode ser utilizado como substituto do Matlab.

A maneira mais fácil de se instalar o R no Ubuntu é via Synaptic ou Ubuntu Software Center, através da instalação do pacote r-base. Eu recomendo também que você instale o pacote r-base-dev. Este pacote somente é necessário quando você mesmo irá instalar pacotes adicionais ou outros aplicativos que dependem do R. Minha experiência pessoal diz que é bastante comum ter-se a necessidade de instalar uma ou outra biblioteca de funções e por isso, recomendo a instalação deste pacote previamente.

Aproveitando que você está no Synaptic ou no Ubuntu Software Center, dê uma explorada em outros pacotes que comecem com “r-cran…” e veja se existe algum que te interesse. Estes pacotes são bibliotecas de funções que complementam as funções básicas do R e tipicamente são dedicadas a resolverem problemas de uma área específica.

Uma maneira alternativa de instalação do R é via próprio site do CRAN (The Comprehensive R Archive Network).  E por que você escolheria esta maneira alternativa? Simplesmente porque as versões congeladas disponíveis nos repositórios no Ubuntu nem sempre (quase nunca, neste caso) são as mais recentes.

O site R-CRAN é bem explicativo mas vou resumir aqui os principais passos, para maiores detalhes e informações atualizadas, não deixe de conferir o seguinte link:

  1. Adicione o repositório das versões mais atuais do R. Você pode fazer isso facilmente via Synaptic. Entre no Synaptic e escolha o menu Settings -> Repositories. Escolha a tab Other Repositories e clique em Add. Insira o endereço do repositório de acordo com sua versão de Ubuntu e com o servidor (Mirror) da sua escolha. Minha distribuição é Precise Pangolin (Ubuntu 12.04 LTS) e estou perto de Piracicaba então meu repositório pode ficar assim: deb http://brieger.esalq.usp.br/CRAN/bin/linux/ubuntu precise/
  2. Adicione a chave de autenticação. Abra um terminal e coloque o comando: sudo apt-key adv –keyserver keyserver.ubuntu.com –recv-keys E084DAB9  (em caso de problemas cheque as informações atualizadas e métodos alternativos no link http://cran.r-project.org/bin/linux/ubuntu/   )
  3. No Synaptic, aperte o botão Reload, para que novas versões das aplicações sejam checadas nos repositórios.
  4. Instale os pacotes r-base e r-base-dev via Synaptic ou pelo comando no Terminal sudo apt-get install r-base r-base-dev

Agora que você já instalou o R é recomendável que você instale um ambiente gráfico interativo.

Eu recomendo o RStudio, que é free, simples, intuitivo e com help interativo que ajuda bastante. Para instalar o RStudio, basta realizar o download para o Linux no site http://www.rstudio.com/

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s