Sincronizando uma pasta local com uma pasta remota no Ubuntu

O problema é o seguinte: você tem um diretório na sua máquina que é bastante importante para a sua vida, e você gostaria de manter um backup dele num servidor da rede no qual você tem uma área. Você planeja fazer backups periódicos, afinal você é uma pessoa sábia, mas como seus arquivos são grandes e, portanto, não seria muito esperto copiar coisas que já estão no servidor toda vez que você deseja fazer um backup. Em outras palavras, você apenas deseja refletir as mudanças de sua pasta local na pasta remota, um processo chamado sincronização.

Para resolver este problema eu vou passar uma receita bem simples que tem me servido muito bem. Mas, assim como bolo de chocolate, vale lembrar que esta receita não é a única.

Para esta receita os ingredientes são:

  1. Ter um acesso SFTP (SSH FTP) ao seu servidor. Pergunte ao seu administrador de rede se isso é possível.
  2. Ter instalados na sua máquina o pacote sshfs (um sistema de arquivos baseado no protocolo SSH) e o Unison (aplicativo de sincronização arquivos). Ambos podem ser encontrados no Synaptic ou Ubuntu Software Center mais próximos de você.

Modo de preparo:

  1. Crie uma pasta local onde você montará sua pasta remota. No terminal isso pode ser feito como “mkdir ~/PastaRemota”
  2. Monte a pasta remota na sua máquina utilizando o sshfs no Terminal. A sintaxe do comando será mais ou menos a seguinte:
    • sshfs usuario@ssh.suamaquina.br:/ ~/PastaRemota
  3. Abra o Unison e crie um novo perfil local (Profile). O aplicativo irá te guiar para realizar este processo. Basta informar qual a pasta na sua máquina que você deseja analisar e informar a pasta onde seu diretório remoto foi montado.
  4. Abra o perfil e deixe o Unison realizar o trabalho de verificar o que deve ser sincronizado entre as duas pastas.
  5. Ao final da análise, que pode demorar alguns minutos, dependendo do tamanho e do número de arquivos entre ambas as pastas, o Unison irá lhe informar um relatório de diferenças.
  6. A partir deste momento, você pode informar qual é a direção que você deseja propagar as mudanças. Preste bastante atenção nesta etapa para propagar as mudanças na direção certa.
  7. Após a propagação, desmonte a pasta remota na sua máquina com o comando:
    • fusermount -u ~/PastaRemota

Procedimento semelhante pode ser realizado por quem tem um acesso FTP a uma pasta remota.

Neste caso, ao invés de utilizar o pacote ssfhs, deve-se utilizar o curlftpfs.

Fica a dica dos links que me ajudaram:

http://blog.damontimm.com/how-to-mount-a-sftp-folder-ssh-ftp-on-ubuntu-linux-using-sshfs-fuse/

http://curlftpfs.sourceforge.net/

Agora é minha vez de perguntar!

E você, tem alguma receita melhor para resolver este problema?

 

 

 

 

 

 

filesystem client based on SSH File Transfer Protocol

2 ideias sobre “Sincronizando uma pasta local com uma pasta remota no Ubuntu

  1. presidentetpn

    Ultimamente eu tenho usado o dropbox para fazer o backup dos meus documentos, o grande problema é que a questão da segurança não é muito forte.
    Outra forma que eu faço para documentos LaTeX e códigos de programação é utilizar um servidor git remoto e sempre fazer o push and pulo nele.
    Por fim, a ultima solução que eu estou tentando usar mas sem muito sucesso é um disco Seagate remoto na rede de casa servindo de storage na rede wireless, mas não me empolguei com essa solução ainda, muito fraco o suporte dos softwares deles.

    Vou tentar aplicar esse sue metodo. Parabéns pelos textos…:-)

    Curtir

    Resposta
    1. xaoquadrado Autor do post

      Suas dicas e seus comentários são super pertinentes. Usar o git remoto é obviamente uma das melhores alternativas para salvar código, eu ainda estou aprendendo a fazer isso. No meu caso, o backup num servidor remoto veio também com uma vantagem a mais. Este servidor é um dos servidores incluídos na política de backup periódico da rede. Obrigada por contribuir com seu comentário.

      Curtir

      Resposta

Deixe seu comentário

