Os números são nossos amigos, assim como os cubanos não são nossos inimigos

Nossos amigos médicos cubanos chegaram ao Brasil, fazendo com que a nossa mídia e as redes sociais fossem novamente invadidas pelos protestos ruidosos dos médicos brasileiros gritando REVALIDA JÁ.

Pois bem, queria dar minha contribuição ao ruído gerado. Porém, meu grito será: VALIDA JÁ!!!

VALIDA em todos os médicos que se acabarem de se formar. Assim como já é praticado em vários países. Se os médicos brasileiros estão convictos de sua melhor formação que a dos cubanos, não terão problema nenhum em se submeter a este tipo de teste.

Mas e se a porcentagem de aprovação for como aquela dos exames de OAB?

Em São Paulo, esta avaliação já é feita de maneira voluntária pelo CREMESP (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) e os resultados não são muito animadores.  Em 2010, 68% dos formandos foram reprovados no teste. Em 2012, mais de 50% foram reprovados, numa prova em que o critério de aprovação é que o aluno acerte 60% de um total de 120 questões de múltipla escolha.

Na minha opinião, estes números são muito mais ultrajantes do que saber que 4000 médicos cubanos trabalharão no Brasil. Mas eu nunca ouvi falar de manifestações na rua ou nas redes sociais para que isso acontecesse.  Ironias à parte, a classe médica, uma das mais organizadas e articuladas do Brasil, deveria demandar esta política com a mesma energia que vem lutando contra a vinda dos médicos cubanos ao Brasil.

Somente com os nossos amigos números, obtidos a partir de avaliações desse tipo, é possível ter critérios objetivos para separar o joio do trigo e fechar contundentemente cursos de Medicina ruins.

#vemprarua: VALIDA JÁ!

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s