Fim do repositório Medibuntu e como tocar DVDs encriptados

O projeto Medibuntu foi finalizado e seu repositório não será mais mantido, ou atualizado.

O que isso significa?

O Medibuntu era um repositório de codecs e aplicativos que não podiam ser distribuídos com a distribuição oficial e genérica do Ubuntu por conterem pacotes que eram considerados restritos em algumas localizações geográficas, por exemplo, por questões de propriedade intelectual. De acordo com uma das mensagens postadas a respeito, a maioria dos pacotes do Medibuntu se tornaram obsoletos ou desnecessários, uma vez que alguns dos pacotes foram incorporados à distribuição oficial do Ubuntu ou surgiram pacotes equivalentes melhores.

A única exceção parece ser exatamente aquela relacionada a um post anterior, na qual eu explico como tocar DVDs encriptados no Ubuntu.

O único pacote que ficou órfão com a finalização do projeto Medibuntu foi o pacote libdvdcss, uma biblioteca que permite que os DVDs encriptados/protegidos sejam lidos normalmente no Ubuntu.

A boa notícia é que este pacote órfão já foi adotado pela organização VideoLAN (mais um desses grupos de  voluntários que  desenvolvem código aberto, no caso específico da VideoLAN, soluções multimídia).

Para saber como instalar ou atualizar seu repositório para este pacote, você não  precisa de intermediários, siga as instruções da VideoLAN:

http://www.videolan.org/developers/libdvdcss.html

É recomendado também que você remova o repositório Medibuntu da sua lista de repositórios. Você pode fazer isso pelo Synaptic, no menu “Settings->Repositories->Other Software”, ou pelo comando:

sudo rm /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list

 

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s