Skype 4.2 capotando no Xubuntu 64 bits

É lógico que você só vai descobrir que seu Skype não está funcionando como deveria, no dia em que você marcou uma reunião “transatlântica”.

Eu era feliz com a minha versão 4.0 do Skype no meu Xubuntu 12.04.

Mas um dia o Update Manager me avisou que havia uma nova versão do Skype, ou se preferir, uma versão “pós-compra-do-Skype-pela-Microsoft-para-o-Linux”.

Meu click foi mais rápido que meu cérebro e lá estava eu com a nova versão “fancy” do Skype. Aparentemente, tudo estava funcionando normalmente, mas eu ainda não tinha realizado nenhuma chamada.

E foi ao tentar realizar uma chamada que eu percebi que NADA estava funcionando.

O sintomas eram:

  • eu não conseguia atender as chamadas que me faziam;
  • quando eu conseguia atender, o Skype capotava/crash;
  • quando eu realizava chamadas e o outro lado atendia, o Skype crash/capotava;
  • e nunca nem dava tempo de habilitar o vídeo da chamada pois antes disso o Skype capotava/crash.

Horas vasculhando na Internet e a resposta mais honesta que eu obtive foi: o Skype >4.2 não funciona direito no Xubuntu.

Muito bem, a missão é instalar a versão antiga do Skype e voltar a ter tudo funcionando.

O início da solução eu achei no post entitulado “Xubuntu 13.04 64bit + Skype Nightmare“, um verdadeiro pesadelo.

Fiz o download do pacote .deb da versão Skype 4.0 para 64-bits. Porém, outro problema surgiu (sempre assim não é?).

O referido pacote não conseguia ser instalado porque depende de um outro pacote chamado ia32-libs. E o problema é que este pacote não está mais disponível nos repositórios do Xubuntu. Se você quer saber o porquê, navegue um pouco neste post: What happened to the ia32-libs package?

Mas vamos então ao tutorial:

“Como desinstalar seu Skype 4.2 e fazê-lo voltar a funcionar com a versão 4.0”

  1. Desinstale este “vírus” que a Microsoft ajudou a colocar na sua máquina. Eu costumo ir ao Synaptic, e utilizar a opção “Complete Removal” (são dois pacotes a serem desinstalados: o skype e o skype-bin).
  2. OPCIONAL: vá ao Terminal e dê um “sudo apt-get autoremove” (eu adoro esse comando e ele dá uma limpada em todos os pacotes residuais que ficaram esquecidos no sistema conforme você instala e desinstala pacotes).
  3. Faça o download do pacote do Skype 4.0 64 bits para Linux
  4. Tente instalá-lo (tente abrí-lo com o Ubuntu Software Center ou com o comando “sudo dpkg -i <nome_do_pacote>”). Se tudo der certo, parabéns! Não se preocupe com os outros passos deste tutorial. Seja feliz!
  5. Caso a instalação reclame da instalação do pacote ia32-libs, você está enfrentando o mesmo problema que eu tive.

A solução passa por você reempacotar o arquivo .DEB do Skype, fazendo ele apontar como dependências os pacotes que substituem o ia32-libs.

Para isso, você deve seguir a seguinte sequência de comandos:

mkdir skype_temp    # Cria um diretório temporário
dpkg-deb -x skype-ubuntu_4.0.0.8-1_amd64.deb skype_temp   # Extrai o pacote para o diretório
sudo gedit skype_temp/DEBIAN/control  # Abre o editor de texto

No arquivo texto aberto, procure ia32-libs na lista de dependências (linha que começa com Depends:…).

Remova este pacote da lista e adicione os seguintes pacotes separados por vírgulas: lib32z1, lib32ncurses5, lib32bz2-1.0.

Fica algo como:

Depends: lib32stdc++6 (>= 4.1.1-21), lib32asound2 (>> 1.0.14), lib32z1, lib32ncurses5, lib32bz2-1.0, libc6-i386 (>= 2.7-1), lib32gcc1 (>= 1:4.1.1-21+ia32.libs.1.19)

Salve o arquivo.

Reconstrua o pacote:

dpkg -b skype_temp skype_modified.deb

Instale o novo pacote:

sudo dpkg -i skype_modified.deb

É possível que durante a instalação deste novo pacote ele reclame de algumas outras bibliotecas que não estão instaladas, tais como as próprias lib32z1, lib32ncurses5, lib32bz2-1.0 que foram adicionadas. Instale manualmente cada uma das bibliotecas e com sorte tudo funcionará para você, como fucionou para mim.

Com tudo funcionando, você pode garantir que o Skype não vá ser atualizando, fazendo um “lock” na sua versão.

No Synaptic, selecione o pacote, depois vá no menu “Package” e selecione “Lock”.Skype_Lock

Infelizmente não posso garantir que esta solução funcionará para todos. Por isso, vamos populando os comentários para ajudar aqueles que caírem neste post a resolverem seus problemas com Skype.

2 ideias sobre “Skype 4.2 capotando no Xubuntu 64 bits

  1. Daniel Mattoso

    Hello Word! X=Mulher;

    E agora como ficamos com o Skype 4.3? Pois todas as versões anteriores pararam de funcionar… e na empresa onde trabalho o 4.3 não funcionou em algumas máquinas bem antigas.

    Conhece algum tutorial/ esquema para fazer o 4.2 funcionar novamente?

    Curtir

    Resposta
    1. xaoquadrado Autor do post

      Oi Daniel, ainda não esbarrei com nenhum tutorial deste tipo. Eu diria que o pessoal do Skype vai ter que começar a se preocupar em resolver esse problema, mas até lá vamos ter que esperar. Oficialmente, o Skype diz que para fazer a nova versão funcionar são necesários:
      Qt 4.7
      D-Bus 1.0.0
      PulseAudio 1.0 (4.0 recommended), eu não tenho essas versões instaladas na minha máquina atualmente e talvez isso possa ser um problema. Acho que vale à pena testar.

      Curtir

      Resposta

Deixe seu comentário

