Resumo da Semana – 24/02 a 02/03/2014

  • Esta semana eu esbarrei com o site Gapminder.org e seu slogan: “Por uma visão de mundo baseada em fatos”. A partir do site é possível interagir e fazer o download da ferramenta Gapminder World, que permite a visualização de dados estatísticos sobre diversos indicadores mundiais de uma maneira interativa. O site contém orientações e dicas para aulas de história e  geografia, além de algumas análises guiadas que buscam derrubar mitos sobre o mundo a partir da análise de dados estatísticos. Apesar das aulas de geografia e história poderem ser beneficiadas por ferramentas deste tipo, ela também pode ser utilizada com sucesso para contextualizar o ensino de estatística. No site está disponível a ferramenta para download e execução offline, além de uma série de vídeos e planos de aula para professores. Agora, se você é da área de visualização gráfica, ou se simplesmente está precisando de algum motivo para ser otimista, não deixe de assistir ao vídeo entitulado: “200 Países, 200 Anos, 4 Minutos” e tenha uma ótima amostra de como os dados, quando visualizados de uma maneira inovadora, podem revolucionar a maneira como os outros enxergam o mundo e sua própria existência.
  • Se você tem crianças e tiver a oportunidade de visitar a cidade de São Paulo eu recomendo fortemente o museu científico Catavento Cultural. Diversão da maior qualidade por um custo acessível para toda a família! Esta semana o Catavento está entrando na minha lista de destaques porque ele abriga, até o dia 9 de Março/2014, a exposição “Darwin, Evolução para Todos!”, uma exposição sobre Darwin, sua passagem pelo Brasil e a teoria da evolução. Nada como sair dos livros e ver exemplares de animais que levaram Darwin às conclusões de sua teoria.
  • FINALMENTE, o grande destaque da semana vai para a Wolfram Language. Se você nunca ouviu falar sobre esta nova “linguagem de programação”, fique tranquilo, você não é o único. Mas ouso dizer que pelo vídeo que assisti, esta linguagem vai entrar para a história da computação de maneira tão entusiástica quanto o Java e seus applets, seguindo também a revolução prometida pelos Javascripts e HTML5. Sério, quer ficar pirado neste carnaval? NÃO DEIXE DE ASSISTIR AO VÍDEO sobre a Wolfram Language feito pelo seu idealizador: Stephen Wolfram.
Anúncios

2 ideias sobre “Resumo da Semana – 24/02 a 02/03/2014

  1. Fernando Luz

    Nossa, ao ver o video do Wolfram eu fiquei meio que perdido. Da pra fazer de tudo e mais um pouco… Mas fiquei com a sensação que de tanta possibilidade de escrever um código, parece que tem grande chance de ficar bagunçado.

    Vou ver de ir no site e experimentar a linguagem.

    Curtir

    Resposta
    1. xaoquadrado Autor do post

      De deixar a gente pensando não é? Eu já me inscrevi no site, mas aparentemente temos que esperar ainda um pouco para testar.

      Curtir

      Resposta

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s