Resumo da Semana 12/05 a 18/05/2014

Caiu na rede:

  • A Google anunciou uma nova ferramenta voltada para educação: Classroom. A ferramenta ainda não está disponível, mas já é possível se cadastrar para ter acesso à mesma. A proposta parece ser interessante. Tradução livre do site: “A ferramenta Classroom agrega o Google Docs, Drive e Gmail para ajudar os professores a criarem e organizarem seus exercícios/tarefas de maneira rápida, para comunicar resultados de avaliação de maneira eficiente e para se comunicar com suas classes de maneira fácil. Além disso, permite que os estudantes organizem, completem e entreguem seus trabalhos, além de permitir a comunicação direta com seus professores e pares. Classroom foi criada para ajudar os professores a economizarem tempo, manterem suas aulas organizadas e melhorarem a comunicação com seus alunos.”
  • Um assunto que me interessa e que eu acho que sempre vale à pena aprender um pouco mais é sobre a teoria de visualização de dados ou, se preferir, a arte de apresentar seus dados de maneira que eles comuniquem de maneira correta e eficiente aquilo que deve ser comunicado. Afinal, uma imagem pode valer por mil palavras, ou pode ser somente uma imagem. Acho até que este assunto merece um post especial mas, enquanto o ritmo acelerado da vida não permite, segue um link para um post de um blog que trata do assunto. Neste post, as autoras de livros da área fornecem um checklist para ser utilizado sempre que você fizer um gráfico associado a algum conjunto de dados. Fica a dica: “Data Visualization Checklist” by Stephanie Evergreen & Ann K. Emery.
  • Acima do meu interesse por visualização de dados, está meu interesse por análises estatísticas e se você é daqueles que não é tão entusiasmado assim com tudo o que se fala sobre “Big Data”, dá uma olhada neste post, que traz um bom resumo sobre possíveis problemas que podem acontecer quando se tira conclusões precipitadas sobre os dados.
  • E se você por um acaso quer explicar para alguém porque “Correlação não implica Causalidade”, neste site você vai encontrar um monte de exemplos de correlações espúrias curiosas, tal como a estranha correlação entre o número de doutorados em sociologia e o número de mortes com anticoagulantes (what !?).
  • Mudando de pato para ganso, vai acontecer, pertinho de nós, em São Carlos, a Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems 2014. A submissão de trabalhos vai até o dia 1° de Junho. Segundo a organização, artigos sobre PROCESSAMENTO DE IMAGENS, VISÃO COMPUTACIONAL, SIMULAÇÃO E REALIDADE VIRTUAL/AUMENTADA aplicados a robótica são muito bem vindos. Além disso, outros eventos acontecerão em paralelo como: Robocontrol, WTDR (Mestrados e doutorados em andamento), CTDR (Concurso
    teses/disertações), WRE (Robótica Educativa), MNR (IC, Ensino médio), Competições e
    Demonstrações de Robótica. (Fonte: e-mails SBC-Graf)
  • E por falar em Robótica, ainda dá tempo de participar da modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Dá uma entrada no site e veja que bacana é esta competição e EXIJA que a escola de seu filho, sua filha, seu sobrinho, sua sobrinha, seu neto, sua neta, ou seu vizinho e sua vizinha, participe…

 

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s