“Como a engenharia também é importante para a garantia da democracia” ou “Não há democracia verdadeira sem conflito”

Não faz humor e nem é cantor, mas apareceu no programa The Noite.

O professor da Engenharia de Computação da Unicamp, Diego Aranha, foi um dos convidados do programa de Danilo Gentili para falar sobre a fragilidade do sistema de segurança das urnas eletrônicas brasileiras.

Veja aqui a entrevista.

A entrevista é esclarecedora e estarrecedora e o Prof. Diego recebe um A+ por expressar de maneira simples conceitos técnicos complexos. É realmente impressionante a passividade com que aceitamos nosso atual sistema de eleição e, discutí-lo, é bem mais relevante do que realizar o cadastro biométrico (aliás, o dia em que isso se tornar obrigatório na minha cidade certamente terei que gastar dinheiro com advogado ou passarei a justificar a falta de voto até os 65 anos).

Mas não é apenas no quesito segurança que as urnas eletrônicas brasileiras deixam a desejar. Nas eleições de 2014 teremos na cidade de Campinas um plebiscito acontecendo juntamente com as eleições presidenciais (será a primeira cidade brasileira a realizar um plebiscito concomitantemente às eleições gerais) . No plebiscito, teremos que votar se somos contra ou a favor da criação de dois distritos municipais. Acontece que a urna não tem as teclas SIM ou NÃO, a FAVOR ou CONTRA. Por isso teremos que decorar os números 60 para SIM e 30 para NÃO.

Se você acha isso cabuloso, responda 60. Se você não acha, responda 30.

Confira também a iniciativa organizada pelo Prof. Diego  que chama os eleitores para o empoderamento do processo da eleição: http://www.vocefiscal.org/

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s