Cadê o FFmpeg no Ubuntu 14.04 Thrusty Tahr?

Se você brinca com vídeos, você conhece o FFmpeg.

Se você nunca ouviu falar, vai por mim, vale à pena conhecer. O FFmpeg é uma plataforma que reúne uma série de funções para gravação, edição e conversão de “streams” de áudio  e vídeo. É poderoso, é simples, funciona (até no Windows!).

Para minha surpresa, o FFmpeg não está disponibilizado nos repositórios do (X)Ubuntu 14.04, codinome Thrusty Tahr  (até onde minha lembrança chega, ele sempre esteve disponível nos repositórios tradicionais ainda que, muitas vezes, numa versão bem defasada).

E parece que o motivo da retirada do FFmpeg dos repositórios do (X)Ubuntu 14.04 é de natureza humana e tem a ver com intrigas, ciúmes e discórdias. Ahhh como é humana essa vida nas exatas…

As más línguas da Internet contam que uma parte do time de desenvolvedores do FFmpeg discordou dos caminhos do projeto e resolveu abandoná-lo, criando sua própria plataforma, batizada de Libav. Em bom computês: eles fizeram um Fork do projeto. Alguns detalhes dessa história são contados no post “The FFmpeg/Libav situation” do blog “A small freedom area”.

Ao que tudo indica, o pessoalzinho do Ubuntu era mais amigo do pessoal desertor do que da velha guarda do FFmpeg. Por isso, você encontrará facilmente  o Libav nos repositórios do Ubuntu.

Não me pergunte qual deles é melhor usar, mas fique à vontade para enriquecer este post nos comentários, com a sua opinião. Deixo aqui o link para uma discussão sobre este assunto no StackExchange.

Continuarei utilizando o FFmpeg não porque realizei a comparação e o julguei melhor, mas porque tenho pouco tempo disponível e a forte tendência de me manter fiel àquele que sempre me foi fiel e se comporta como time ganhador.

Pois bem, a maneira mais fácil de instalar o FFmpeg no (X)Ubuntu 14.04 é habilitar o repositório PPA (Personal Package Archive) mc3man/trusty-media, seguindo as instruções do link: https://launchpad.net/~mc3man/+archive/ubuntu/trusty-media .

Como a própria descrição do PPA informa, este repositório contém um conjunto de pacotes multimídia atualizados ou avançados que não estão normalmente disponíveis para o Thrusty. Após atualizar os repositórios, por exemplo, no Synaptic, será possível encontrar o pacote ffmpeg para instalação.

Alguns avisos finais:

  • Por garantia, é sempre bom você visitar o site do FFmpeg e seguir as instruções de instalação que lá estiverem disponíveis pois elas sempre podem estar mais atualizadas do que este post. Este povo é bem dinâmico e novas alternativas de instalação para diferentes distribuições podem estar disponíveis.
  • Rumores dizem que as novas versões do Ubuntu trarão de volta o FFmpeg para seus repositórios. Porém, confesso que gostei da ideia do PPA, pois sofri bastante no passado com versões antigas do FFmpeg nos repositórios do Ubuntu, o que me obrigava a compilá-lo na máquina toda vez que eu precisava de uma versão mais nova. Já que a instalação dos pacotes de um PPA é de total responsabilidade do usuário, a tendência é que versões mais recentes estejam sempre disponíveis.
Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s