Seis graus de separação

O Facebook celebra hoje 12 anos, apelidando esta data de “Friends Day”.
Por mais que eu particulamente tenha uma relação de amor e ódio com esta rede social, ninguém negará que o Facebook já garantiu uma sessão particular na história do século XXI.
Hoje também o Facebook divulgou artigo que menciona os “seis graus de separação” entre as pessoas do planeta, um termo que aparece frequentemente nos cursos introdutórios de teoria dos grafos na Engenharia de Computação. O título do artigo “Three and half degrees of separation” já revela o resultado que eles acharam utilizando dados dos usuários da rede social.
Eu acho tão curiosa essa hipótese que vou me dar ao trabalho de traduzir a parte inicial do artigo. Para os entusiasmados, o artigo original também descreve o algoritmo utilizado para computar os “graus-de-separação”.
Para saber ainda mais sobre a “Teoria dos Grafos”, os Seis Graus de Separação e como as conexões acontecem numa linguagem acessível, confira o vídeo do canal Nerdologia:
Três graus e meio de separação
* Tradução da introdução do artigo entitulado “Three and half degrees of separation”, por Sergei Edunov, Carlos Diuk, Ismail Onur Filiz, Smirit Bhagat, Moira Burke
“Eu li em algum lugar que todos neste planeta estão separados por apenas outras seis pessoas. Seis graus de separação. Entre nós e qualquer outra pessoa neste planeta. O presidente dos Estados Unidos. Um gondoleiro em Veneza. Preencha os nomes… Como toda pessoa é uma nova porta, abrindo-se para outros mundos. Seis degraus de separação entre mim e qualquer outra pessoa no planeta. Mas para encontrar as seis pessoas certas…” – John Guare, Six Degrees of Separation (1990)
Como o mundo está conectado? Dramaturgos [1]**, poetas [2] e cientistas [3] propuseram que qualquer um neste planeta está conectado a qualquer outro indivíduo por seis outras pessoas. Em homenagem ao “Friends Day”, nós trituramos o grafo de amizades do Facebook e determinamos que o número é 3.57. Cada pessoa no mundo (pelo menos entre as 1.59 bilhões de pessoas ativas no Facebook) está conectada a todas as outras pessoas por uma média de três pessoas meia. A distância média observada é 4.57, correspondendo a 3.57 intermediários ou “graus de separação”. Dentro dos Estados Unidos, as pessoas estão conectadas às outras por, em média, 3.46 graus.
Nossos “graus de separação” encolheram nos últimos cinco anos. Em 2011, pesquisadores da Cornell, da Universitá degli Studi di Milano e do Facebook computaram a média entre as 721 milhões de pessoas que usam o site e, então, encontraram que ele era de 3.74 [4],[5]. Agora, com o dobro de pessoas utilizando o site, nós nos tornamos ainda mais interconectados, encurtando a distância entre quaisquer duas pessoas no mundo.
Calcular este número para bilhares de pessoas e centenas de bilhões de conexões de amizade é desafiante, nós usamos técnicas estatísticas (…) para estimar precisamente esta distância baseados em dados agregados não-identificados.
** Referências no artigo original.
Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s