The Dark Night Rises

Tem jeito de título hollywoodiano mas não é. Está mais para roteiro de documentário ou de continuação da série: Fortes indícios de que podemos desistir de ver um Brasil próspero e rico nos próximos 100 anos

Esse post não trata de “impeachment” ou da existência ou não de um “golpe”. Sinto desapontá-los.

Esse post trata de três indícios que me fazem acreditar que o Brasil segue uma jornada célere rumo a uma era de obscurantismo.

  1. O primeiro indício vem da estratégia estarrecedora de redução de cortes em programas de pós-graduação e recursos para a pesquisa que o país vem sofrendo nos últimos 6 meses. Se o primeiro axioma orçamentário é “nunca gaste mais do que ganha”, o segundo deve ser “se tiver que reduzir gastos, não comece cortando suas oportunidades futuras de sair desta situação”. Ou seja, ninguém em dificuldades deixa de ir ao emprego porque decidiu economizar no vale-transporte. As notícias desoladoras chegam de todos os lados para a ciência brasileira e os cortes em recursos que visavam a internacionalização de nossos trabalhadores são ainda mais tristes, revelando uma visão equivocada e  limitada.
  2. O segundo indício vem da medida provisória da presidente da fosfoetanolamina contra o câncer. Eu ingenuamente acreditei que os motivos para não se sancionar uma lei como essa eram óbvios e que um pouco mais de esclarecimento faria com que a sociedade entendesse isso. Mas me espantei quando pessoas muito bem-educadas e supostamente esclarecidas punham um ponto final na discussão afirmando “liberem a fosfo, deixe que o paciente terminal de câncer decida”. E assim, a “voz do povo” e a mobilização de nossos deputados suplantaram a função da Anvisa, de séculos de avanço da Ciência, aprendendo com erros e desenvolvendo protocolos para garantir que um medicamento só seja comercializado quando há evidência de eficácia, sem causar dano à vida, ou ao bolso de um vulnerável paciente… Gigantes empilhados da ciência levaram uma senhora rasteira, sendo substituídos pelo vendedor da Idade Média e suas pílulas e xaropes milagrosos. Pior é saber que milhares de reais estão sendo gastos em testes cujos resultados não estão sendo muito promissores (leia “Pílula do câncer é reprovada em primeiro teste oficial”, Folha de S. Paulo, Março 2016). Se o que estava em jogo era simplesmente o direito individual de se colocar qualquer coisa que se queira “goela abaixo”, que seus altruístas pesquisadores seguissem o exemplo da comunidade “opens source”: divulgassem de maneira gratuita e aberta a fórmula e o processo de fabricação da pílula. O resto era com Walter White.
  3. Finalmente, o terceiro indício é uma verdadeira cápsula do tempo que nos levará diretamente de volta à Idade Média. As recentes notícias da limitação de franquia na Internet pelas operadoras, com o aparente apoio da Anatel por meio da fala de seus dirigentes. Vergonhosamente, aqueles que deveriam defender os interesses dos consumidores de dados brasileiros, são aqueles que fazem chacota do uso que o brasileiro dá à Internet, insinuando que assistimos muito Netflix ou nossos jovens jogam muitos jogos online. Sério mesmo??? Em 2004, eu morava na Itália, num apartamento de 1 dormitório. Eu pagava aproximadamente 30 Euros por 10Mbps de Internet ininterrupta, sem franquia e por fibra óptica. Quer passar raiva? Atualmente o plano equivalente é de 25 Euros, por 100Mbps e uma série de outras vantagens adicionais. Você aceita uma provocação simples de como isso nos afeta? Entre na página principal do Wikipedia e confira quantos verbetes em Italiano existem e compare com o número de verbetes em Português. Depois faça uma pesquisa rápida na diferença da população de falantes de Italiano e Português. Extrapole esse simple exemplo e use sua imaginação. Limitem a Internet de nossos jovens brasileiros e meu último fio de esperança para os próximos séculos se esvairá. A noite mais tenebrosa terá se instalado. A mim então caberá apenas trabalhar diariamente para fazer algumas mentes brilharem aqui e acolá, na esperança que em alguns séculos a luz possa voltar a brilhar…
Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s