Ubuntu – Acessando arquivos do Android como um pendrive

Para copiar as fotos de meu celular, eu adoro poder simplesmente conectar meu cabo USB do smartphone ao computador e meu sistema operacional simplesmente reconhecê-lo como um pendrive.

Para conseguir isso usando o Ubuntu, a receita é simples:

  • Instale a versão mais recente do pacote libgphoto. Utilize, por exemplo, o terminal de comando “sudo apt-get install libgphoto”. Aperte a tecla TAB para que o sistema mostre qual a versão disponível para instalação no seu repositório. Por exemplo, no meu sistema esta é a versão libgphoto2-6. Alternativamente use um instalador de pacotes como o Synaptic ou o Ubuntu Software Center e faça uma busca por libgphoto. Este pacote garantirá que o protocolo PTP (Picture Transfer Protocol) esteja ativo na sua máquina.
  • Conecte o smartphone com sistema operacional Android via cabo USB ao seu computador e garanta que as opções de conexão USB no seu celular estejam configuradas “Camera (PTP)” como na imagem abaixo. E pronto! Assim que conectar o cabo USB ao computador, o sistema operacional tipicamente abrirá automaticamente uma janela perguntando se deseja abrir suas fotos como uma pasta no gerenciador de arquivos ou utilizando um software de edição de fotos.

 

USBsettings.png

 

Deixe seu comentário